quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mulher e o futebol

Muitas vezes ouço comentários machistas sobre mulher e o seu entendimento e gosto por futebol. Confesso que diminuiu muito o número de homens que não nos aturam, mas ainda existem aqueles que nos julgam e outros que não aceitam que sabemos o tanto ou mais que eles. 
Muitos deles usam o argumento de que mulher só gosta de futebol por causa do corpo definido, pernas, belos rostos e o dinheiro dos jogadores. Isso não é verdade. É óbvio que gostamos de ver aqueles belos homens em campo (ou no final do jogo, quando tiram a camisa), não há como negar, mas nos importamos mais com futebol deles. Conhecemos as regras, os treinadores, estádios, juízes. Já passou a época em que nem sabíamos o que era um impedimento... 
Hoje podemos sentar num sofá ou até mesmo ir à um estádio, sentar ao lado do marido ou amigo, torcer, xingar e vibrar, da mesma maneira que todos os homens fazem. Não há mais razão para nos deixarem de lado. Sabemos o que é amar um time. Acordar de mau humor após uma derrota. Zuar o adversário quando perdem. Ser zuada. Gritar quando saí um Gol. Abraçar aquele que mal conhecemos, quando conquistamos uma vitória. Discutir futebol com homem, de igual para igual. Defender o time, mesmo quando estamos chateadas. Enfim, há diversos exemplos que hoje fazem parte do meu cotidiano e de todas as outras garotas que não têm vergonha de dizer que ama e entende de futebol.
Há 3 anos atrás, literalmente eu não entendia nada de futebol e não me interessava nem um pouco pelas belas pernas dos jogadores. Futebol para mim era idiotice, 22 jogadores correndo atrás de uma bola... Porque eles não compravam uma e brincavam em casa? Que pensamento cretino o meu. E quem diria, um ano depois eu estaria me tornando uma Corinthiana apaixonada. Uma garota que não tem medo de discutir com homem, porque sabe o que diz. Hoje comento o jogo, dou risada, choro quando meu time perde, xingo o técnico quando ele não faz uma substituição que para mim e muitos outros são consideradas a correta, vou ao estádio de futebol (se eu pudesse iria sempre, mas por ser menor de idade, dependo da minha mãe e meu padrasto para me levarem, infelizmente) e não tenho vergonha de gritar: AQUI É CORINTHIANS PORRA!
Mulher gostar de futebol, ser apaixonada pelo seu time e admirar os jogadores não é sinônimo de MARIA-CHUTEIRA. Ainda existem muitas que se dizem apaixonadas por futebol, mas que na verdade querem mesmo é ser famosa (ou ganhar dinheiro de jogador) e provavelmente elas não deixarão de existir tão cedo... Mas devemos lembrar que não é certo generalizar. Há muitas garotas que sabem honrar o Manto que colocam no corpo, que sabe torcer e não deixa de acompanhar seu time nunca.
Espero que cada vez mais meninas se aproximem do mundo futebolístico, pois apesar do sofrimento, vale a pena. Já passou da hora de se tocarem que futebol não é mais só pra MACHO. Vocês meninas que gostam de futebol como eu, continuem assim. Independentemente do time que torcem, nunca deixem de amá-lo só porque um homem diz que isso não é coisa pra "mulherzinha". Já vejo o dia em que as torcidas serão dominadas por nós mulheres. Nós estaremos lá, apoiando o time, como já fazemos... Sem nós mulheres, hoje o futebol definitivamente não seria nada.


E aproveitando o post, lembro que a esposa do Chileninho Valdívia disse que as brasileiras ou são piranhas, ou maria-chuteiras. Ela que casa com jogador e nos é que somos as maria-chuteiras? Vai entender de futebol primeiro e depois vem falar de nós querida. Cuida do seu maridinho, pois o chute no vazio trouxe péssimas consequências a ele. Um beijo. E pra não perder o costume:

Que São Jorge nos ajude e proteja!


                              VAAAAAAAAAAI CORINTHIANS


beeijos
@ManoelaSCCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário